Por que você deve conhecer o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros?
Está com viagem marcada para a Chapada dos Veadeiros, ouviu falar sobre o Vale da Lua e quer saber mais sobre essa incrível atração natural? Nós contamos tudo para você neste artigo.
Mas já podemos adiantar: se você procura um lugar cinematográfico e busca uma experiência única e inesquecível, essa atração natural precisa ser inserida em seu roteiro.
Se você nos pedisse para fazer uma lista com o que é imperdível na Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua estaria no topo da lista. Confira a seguir o porquê.
O que é o Vale da Lua?
O Vale da Lua é um dos pontos mais bonitos e visitados na Chapada dos Veadeiros. E não é à toa: além de já ter sido cenário de séries e filmes (ou seja: nele, você poderá tirar fotos espetaculares), o local é efetivamente deslumbrante, com formações rochosas de impressionar e piscinas naturais de águas cristalinas.
Se você é fã do ecoturismo e ama contemplar uma paisagem deslumbrante, você precisa passar pelo menos uma tarde inteira nesse lugar.
Por que se chama Vale da Lua?
Existem alguns fatos curiosos sobre o nome dessa atração. Reza a lenda que o Vale é chamado assim em função das suas formações rochosas únicas que, de alguma forma, seriam semelhantes à superfície da lua.
Lembra do processo de erosão que acontece na natureza? Então, nessa versão (a mais científica, digamos), o motivo está aí. O Vale da Lua é, na verdade, fruto do processo natural de erosão, que modela as rochas ao longo do tempo, produzindo vales, caldeirões, cavernas e outros tipos de perfurações.
A aparência dessas obras esculpidas pela natureza lembra a lua, sobretudo em função das crateras circulares. Uma curiosidade: a iluminação da lua que reflete nas rochas cria também um visual espetacular, contribuindo para que um “efeito lunar” possa ser observado.
Essa é a versão da História, quer saber o outro lado?!
Por que a Chapada dos Veadeiros é mística?
Por causa do Vale da Lua! Brincadeira. A Chapada dos Veadeiros é considerada mística por ter lugares reconhecidos como sagrados por místicos, como é o caso do Jardim Maitreya e, também, do Vale da Lua, dentre outros fatores.
A abundância em cristais (a região é famosa por estar sob uma grande placa de cristal de quartzo responsável, na interpretação religiosa, por canalizar energias) bem como o fato de o local ser perpassado pelo famoso Paralelo 14” (linha imaginária que cortaria todo o planeta atravessando o Vale da Lua e também Machu Picchu) contribuem para que o local seja considerado místico – há, inclusive, várias lendas sobre os que visitam a Chapada na esperança de encontrar OVNIs e ETs.
Para os que acreditam e vêem o lugar de uma onda mais zen, o Vale da Lua possui uma energia espiritual que pode ajudar a equilibrar os chakras e aumentar a sensação de paz interior – e tudo isso contribuiu para o seu nome.
Reza a lenda, então, que as pedras do lugar foram esculpidas/lapidadas pelo Rio São Miguel, que desenhou as formas inusitadas do Vale. O nome teria surgido, assim, por conta da aparência que o leito do Rio São Miguel tem com o solo lunar. Diferente, não é? Já imaginou ver um leito de rio que se parece com a lua?
Bom, verdade ou mentira, ficção ou história, o fato é: o Vale da Lua é uma paisagem inesquecível, um dos cenários mais raros e impressionantes do cerrado brasileiro. Saiba a seguir mais detalhes sobre esse paraíso.
O que fazer no Vale da Lua
Por tudo visto até aqui, não pense que o Vale da Lua é apenas para contemplação. Há várias coisas para se fazer nessa atração na Chapada dos Veadeiros, como caminhadas, trilhas e mergulhos.
Muitos visitantes se sentem andando na lua no Vale. Isso porque as rochas são de cor cinza e, em função das crateras, realmente lembram o solo lunar.
Além dessas caminhadas, o local possui piscinas naturais para banho, o que permite um mergulho bem refrescante.
Mas, atenção: é necessário ficar de olho nas placas. Há três piscinas, mas apenas a última delas é recomendada para banho.
Como chegar e quanto custa a entrada
O Vale da Lua está a mais ou menos 35 km de distância do Alto Paraíso de Goiás e a cerca de 9 quilômetros da Vila de São Jorge, principais regiões-base para quem visita a Chapada dos Veadeiros.
O acesso é bem sinalizado por placas e é feito pela rodovia GO-239. Até chegar ao atrativo, você vai passar por um percurso de mais ou menos 4 km de estrada de terra. Chegando ao estacionamento, o passeio começa.
Tome nota de uma informação importante: praticamente, não há transporte público na região. Se você estiver sem veículo, considere alugar um carro ou contratar uma agência de turismo. Você pode também tentar caronas – o que é uma prática muito comum na região.
Atualmente, o valor da entrada no Vale da Lua está em R$ 40 (preço de 2022), que pode ser pago em dinheiro ou pix. Mas, antes de ir, vale dar uma conferida, pois o preço dos bilhetes de acesso a atrações turísticas é uma coisa que muda com frequência.
A trilha para chegar é perigosa? É necessário um guia?
A trilha até o Vale da Lua não oferece perigo, sendo considerada fácil. São cerca de 15 minutos, mas certamente você demorará mais em função dos atrativos do percurso.
No caminho, há um mirante incrível, onde você vai poder contemplar as belas montanhas da Chapada. Além disso, o cenário (com as “formações rochosas da lua”) é muito incomum, o que vale uma ida mais contemplativa.
Por ser de aproximadamente 1 km, não é necessário contratar um guia para chegar até o Vale da Lua. Agora, se você quer enriquecer a experiência, pode ser interessante contratar, visto que os guias locais sempre têm boas histórias sobre a região. Contratar pode te permitir aproveitar melhor o lugar.
Afinal, por que conhecer o Vale da Lua?
Se desfrutar de uma paisagem que lembra uma superfície lunar com rochas de milhões de anos, tomar um banho em uma piscina natural bem gostosa e visitar um dos pontos turísticos mais famosos e únicos dentro do que fazer na Chapada dos Veadeiros ainda não te convenceram a conhecer o Vale da Lua, temos ainda um último motivo para te mostrar o quanto esse destino é especial: fotos incríveis.
Como o lugar é muito bonito, qualquer clique certamente ficará ótimo, mas não deixe de fazer o clássico registro na formosa rochosa conhecida como útero. Ela é uma das fotos mais famosas no Vale da Lua.
A Pedra do Útero (seu nome oficial) fica em um dos buracos. Possivelmente, você verá uma maior movimentação no espaço. O point é concorrido para as fotos.Agora que você já sabe o porquê de o Vale da Lua ser um local obrigatório em uma viagem na Chapada dos Veadeiros, não perca mais tempo! Comece a planejar sua viagem e faça a sua reserva em nosso site.